07/02/2025
VITÓRIA DA ATEM: Sindicato Garante Direitos no Estágio Probatório dos Servidores da Educação

A ATEM Sindicato conquistou uma importante vitória em defesa dos direitos dos servidores da educação municipal de São José do Rio Preto. Graças à ação civil pública ajuizada pela ATEM, foi garantido que a penalização de servidores que usufruíram de licença médica ou maternidade no cálculo de assiduidade do estágio probatório fosse considerada inconstitucional.
A ação movida pela ATEM questionou o Decreto Municipal n. 19.879/2024, que modificava normas anteriores e considerava licenças médicas e de maternidade como critérios para avaliação negativa no estágio probatório dos servidores. A decisão obtida pela ATEM reafirma que esses afastamentos são direitos garantidos pela Constituição Federal e não podem ser utilizados para prejudicar a progressão funcional dos profissionais.
Com essa conquista, a administração municipal deve se abster de aplicar qualquer penalidade administrativa relacionada a essas faltas justificadas, garantindo a isonomia entre todos os servidores. Além disso, a decisão determina que os períodos de licença médica e maternidade sejam computados normalmente para fins de estágio probatório, sem impacto negativo na avaliação de assiduidade.
Para a ATEM, essa vitória representa um marco na luta contra injustiças impostas pelo governo municipal e reforça a necessidade de continuação da mobilização em defesa dos direitos dos servidores públicos. "Essa decisão é um reconhecimento da luta e atuação firme da ATEM contra os abusos cometidos pela prefeitura. Não aceitaremos que direitos fundamentais sejam violados", destacou Fabiano de Jesus.
A entidade segue atenta e combativa na fiscalização de qualquer tentativa de retrocesso nos direitos da categoria e orienta os servidores que enfrentarem problemas relacionados ao tema a procurarem o sindicato para ação judicial e medidas cabíveis.
MAIS NOTÍCIAS
- O Desmonte da Política de Inclusão em São José do Rio Preto
- ATEM protocola ação contra lei que obriga oração do Pai Nosso nas escolas de Rio Preto
- Carta de Repúdio às publicações do membro do poder legislativo municipal, senhor Bruno Moura
- NOTA PÚBLICA DA INTERSINDICAL – DIREÇÃO NACIONAL
- VITÓRIA DA ATEM: Sindicato Garante Direitos no Estágio Probatório dos Servidores da Educação
- CAMPANHA SALARIAL: O FIM DA PARTE VARIÁVEL É UM AVANÇO, MAS O REAJUSTE DE 4,83% ESTÁ ABAIXO DO SALÁRIO MÍNIMO DO MAGISTÉRIO E DESVALORIZA A EDUCAÇÃO
- Educação divulga resolução que regula horários da escolas municipais
- ATEM entrega pauta da campanha salarial ao prefeito Fábio Cândido
- NOTA DA ATEM: EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA E DOS TRABALHADORES DA ÁREA DA SAÚDE
- A Militarização das Escolas em Rio Preto: Um Retrocesso para a Educação Pública e a Justiça Social
- CRECHE NAS FÉRIAS: Retrocesso na Educação e Atraso na Política de Proteção à Criança e Juventude
- CRECHE NAS FÉRIAS: Retrocesso na Educação e Atraso na Política de Proteção à Criança e Juventude
- FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA: TRÊS ERROS DA CNTE SOBRE O PL 2531/2021
- ATEM ganha liminar e garante direito às férias para servidores em licença saúde
- Desumanização e práticas abusivas no RH da Prefeitura expõem gestão atrasada e assédio institucional